O Dia Internacional da Mulher foi oficializada pela Organização das Nações Unidas na década de 1970.

Inicialmente, a data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência que ainda nos assombra em pleno século XXI.

A mobilização política, ao longo do século XX, deu importância para o 8 de março como um momento de reflexão e de luta. Assim, a construção dessa data está relacionada a uma sucessão de acontecimentos, entre eles um incêndio que aconteceu na fábrica na Triangle Shirtwaist Company, em Nova York, no dia 25 de março de 1911, onde 125 mulheres e 21 homens morreram.
 
O acontecimento em Nova York é significativo, pois evidenciou a precariedade do trabalho no contexto da Revolução Industrial. Isso, no entanto, não pode apagar a influência da luta operária e dos movimentos políticos organizados pelas mulheres. 
Por isso é importante afirmar que o Dia Internacional da Mulher não foi criado somente por influência de uma tragédia, mas também por décadas de engajamento político das mulheres pelo reconhecimento de sua causa, que nos trouxeram hoje os direitos de estudar, votar, escolher a própria profissão e se divorciar, por exemplo.

Assim, dia 08 de março não é um mero dia voltado simplesmente a homenagens triviais às mulheres, mas é também um convite à reflexão de como a sociedade nos trata. Essa reflexão vale tanto para o campo do convívio afetivo, familiar e social quanto para as questões relacionadas à política e ao mercado de trabalho.
 
Sigamos juntas em prol de um futuro melhor para todas, buscando sempre a representatividade nos mais variados espaços, para fazer valer todos os nossos direitos, sonhos e anseios!


Via: Brasil Escola - UOL / Imagens: Pinterest